Exposição Espaços Compartilhados da Imagem

 

Longe de delimitar um território, desenhar fronteiras rígidas ou construir uma visão panorâmica sobre a produção fotográfica, a exposição Espaços Compartilhados da Imagem se propõe apontar caminhos múltiplos, contraditórios, provisórios que a fotografia tangencia nos dias de hoje em suas muitas formas de expressão criativa.

Experimenta-se a ausência de confinamento da fotografia a um procedimento estabelecido, por isso interessa-nos, com esse recorte de cerca de 50 obras vindas de 7 países, gerar um campo de tensão no qual orbitam tanto formas mais tradicionais da imagem fotográfica – mesmo que em franco processo de interseção com outras mídias, discursos e linguagens – quanto os processos de natureza experimental, processual e intermidiática que assumem a fotografia como uma imensa trama de possibilidades.

A exposição, com seu expressivo conjunto de obras, materializa esse campo de força traduzindo inquietações, provocações e transformações que a imagem fotográfica, em sua potência, pode alcançar na contemporaneidade.

Os trabalhos selecionados, cada um a seu modo, dão a ver estratégias mais enviesadas de aproximação com a tradição fotográfica, revelando desdobramentos de uma intensa cultura imagética que, cada vez mais, nos envolve. As pesquisas apresentadas criam vínculos inusitados com a história da arte, com a produção artística contemporânea e com a cultura de massa, nos provocando, sobretudo, a pensar como percebemos o mundo a nossa volta quando vemos tantas imagens diante de nós.

Curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha

 

Mais informações sobre os trabalhos da mostra acesse o link: https://www.calameo.com/read/004061465822786b1efb1

Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”
Período expositivo: 7 de novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp (avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Agendamentos escolares ou de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Visitas mediadas para público espontâneo: de terça a domingo, às 14h e às 19h,
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br

 

Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte 2017