FAQ Exposição

+ Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa, de qualquer país, maior de 18 anos pode se inscrever.

+ Quais são os prazos da convocatória?

a – Qual é a data final para envio dos trabalhos pelo site?
A data final para o envio é 15 de maio de 2017

b – Quando o resultado será divulgado?
O resultado está previsto para ser divulgado no dia 08 de junho de 2017

c – Qual o período de duração da exposição?
A exposição terá duração de 42 dias. Ficará aberta do dia 04 de setembro ao dia 01 de novembro.

+ Onde a exposição vai ser realizada?
A exposição vai ocupar a Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

+ Quando a exposição será realizada?
Do dia 25 de julho ao dia 04 de setembro de 2017.

+ Como devo enviar as imagens:

a- Qual o tamanho das imagens?
As imagens devem ser enviadas com o tamanho de 1000 pixels no lado maior, com resolução de 72 dpi e no formato jpeg.

          >> TAMANHO DA IMAGEM: 1000 pixels no lado maior
          >> RESOLUÇÃO: 72 dpi
          >> FORMATO DO ARQUIVO: JPEG

b- Qual o formato do arquivo das imagens a serem enviadas?
As imagens devem ser enviadas em formato JPEG.

c – Quantas imagens devo enviar?
Deve ser enviada uma serie fotográfica com 8 imagens.

d – Posso enviar 8 imagens isoladas que não configurem uma série fotográfica?
Não. Serão aceitas somente inscrições de séries fotográficas.

e – A série que pretendo inscrever é composta por mais de 8 imagens, o que devo fazer?
Nesse caso sugerimos que faça uma edição das imagens. Selecione 8 imagens para realizar a inscrição. Caso julgue necessário organize a série completa no arquivo de seu portfólio.

f – Tamanho máximo dos arquivos enviados?
A soma de todos os arquivos enviados para a convocatória não pode ultrapassar 15 MB
>> 8 IMAGENS + PORTFOLIO + CURRÍCULO + ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA = 15 MB

Qual é o período de inscrição da convocatória?

início: 06 de março de 2017
encerramento: 15 de maio de 2017

+ O que o FIF 2017 oferece para os artistas selecionados?

O FIF irá oferecer aos artistas selecionados:

  • Produção para realização da Exposição Internacional do FIF_BH 2017;
  • Impressão e a moldura das imagens a serem expostas;
  • Inclusão do perfil e imagens selecionadas do artista no material divulgado pela Assessoria de Comunicação do Festival para imprensa;
  • Divulgação das imagens selecionadas do artista pelo período de  um ano no site do Festival – alcance do site: 30.000 acessos mês / 100 países;
  • inclusão da obra do artista no material impresso utilizado para divulgação da exposição / média de da tiragem: 5.000 impressos;

+ O que acontecerá com os trabalhos expostos depois da exposição?
Os trabalhos que não forem retirados no local da exposição em até 3 dias após seu término, serão armazenados para possíveis circulações da exposição, pelo período de um ano. Após o prazo de um ano as imagens serão destruídas.

+ Por que as imagens serão destruídas?
Porque o Festival trabalha com a lógica “exhibition copy only”, “copia exclusiva para exposição”, em se tratando das imagens participantes da Exposição Internacional. Assim o Festival garante o uso das imagens para fins exclusivamente culturais, viabilizando toda a produção da exposição com fornecedores locais, do mais alto padrão profissional.

+ Posso solicitar o envio postal dos trabalho selecionados após a\o encerramento exposição do FIF 2017?
O Festival não irá se comprometer com despesas de envio / exportação das obras participantes da exposição. Caso o artista queria solicitar suas obras, após o prazo acordado com o Festival, deverá arcar com os custos totais e contratação dos serviço, para o envio das obras.

+ Por que a necessidade de enviar o portfolio e o currículo no ato de inscrição?
O envio do portfolio e do currículo auxilia a curadoria da exposição a conhecer melhor o trabalho e a trajetória do artista. Este material pode ampliar as possibilidades curatoriais uma vez que o portfolio traz outras imagens e series produzidas pelo artista.

+ Confirmação da inscrição?
As inscrições serão confirmadas pelo e-mail fornecido pelo artista em até 48 horas.

+ Em quais idiomas a inscrição pode ser feita?
As inscrições podem ser feitas em português, inglês, espanhol e francês.

+  Os artistas poderão enviar mais de um trabalho para a seleção do festival?
Sim. Poderão ser inscritos quantos trabalhos o artista desejar. Cada formulário aceita a inscrição apenas de uma única série de imagens. Para cada nova inscrição será necessário o preenchimento de um novo formulário.

+  Se o trabalho for de autoria coletiva, como proceder?
Trabalhos de autoria coletiva podem ser inscritos no Festival. O grupo deve eleger um responsável pela inscrição que será o contato com o Festival, caso o trabalho seja selecionado. Junto ao currículo do grupo deverá ser enviado um termo de anuência dos outros autores concordando com a inscrição do trabalho na convocatória do FIF_BH 2017:

Termo de anuência

Eu……, membro do grupo……, venho por meio desta declarar minha anuência sobre a inscrição do trabalho intitulado……., na convocatória para a Exposição Internacional do FIF_BH 2017.

data / local

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Assinatura do artista

+ Caso o artista seja selecionado:

>>Resultado da seleção:
A lista com o nome dos artistas selecionados tem previsão para ser comunicada, dia 08 de junho, no site do FIF: www.fif.art.br

>> Comunicado de seleção:
Os artistas selecionados receberão um comunicado de seleção, por e-mail, no prazo de até 03 dias após o encerramento das inscrições.

>>Prazo de envio das imagens
Os artistas selecionados deverão enviar as imagens indicadas pela curadoria no prazo máximo de 06 dias após a divulgação do resultado de seleção no site do Festival: www.fif.art.br

>> Número de imagens e artistas selecionados para exposição:
O número de imagens totais e artistas selecionados para a Exposição Internacional do FIF_BH 2017, será definida pela curadoria do Festival.

Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte 2017