MARTA BOGDAŃSKA
Plaintext I Texto simples
Plain text é um termo de espionagem, refere-se a uma mensagem antes da criptografia ou após a descriptografia. Nesse projeto, que leva o mesmo título, Bogdanska reflete, em um contexto geopolítico mais amplo, sobre sua relação com o Líbano, onde viveu por oito anos. No Líbano a artista participou de uma rede de pessoas que se comunicava por mensagem de celular sobre assuntos relativos à segurança, como atentados, bombas entre outras situações de risco. Para tanto, retoma mensagens de texto com atualizações de segurança disparadas diariamente em seu celular. Mensagens que, supostamente a serviço da proteção da população, traziam informações sobre algo que aconteceu ou indicativos de algo que se espera que aconteça, impactando fortemente o clima social local. Bogdanska confronta essas mensagens com sua própria experiência e em diálogo com imagens tomadas de sua rotina pessoal, compondo um diário gossip & fiction. Contra narrativas que revelam um dispositivo de propaganda, tomado como ferramenta política, fomentando um medo calculado e estabelecendo zonas de perigo na cidade, conformando uma realidade manipulada, que oculta a que de fato retrata o país onde, em um cenário pós-conflito, as pessoas buscam reconquistar a paz.
martabogdanska.com
Polônia
PlainText is a spying term, it refers to a message before encryption or after decryption. In this project, which has the same title, Bogdanska reflects, in a broader geopolitical context, on her relationship with Lebanon where she lived for eight years. For this purpose, it resumes text messages with “security updates” bombed daily on your cell phone. Messages that, supposedly in the service of protecting the population, bring information about “something that happened” or indicative of “something that is expected to happen”. Bogdanska confronts these messages with her own experience and in dialogue with images taken from her routine, composing a gossip and fiction diary. Counter-narratives that reveal a propaganda device, taken as a political tool, fostering calculated fear and establishing danger zones in the city, shaping a manipulated reality that hides the one that portrays the country where, in a “post-conflict” scenario, people seek to regain peace.